Taís Mahalem
Postado dia 15/03/2022
13:04

Turismo gastronômico: a viagem certa para quem gosta de comer bem!

Homem e mulher fazendo refeição em restaurante

O turismo gastronômico é uma das modalidades de viagem bastante buscada por turistas no mundo todo. Tanto é, que existem inúmeras localidades que têm esse setor como o carro-chefe do turismo na região. E esse sucesso não é a toa, afinal, não há nada melhor do que conhecer um local diferente enquanto prova pratos deliciosos e novos.

Conheça mais sobre esse estilo de passeio, o que pode fazer ao optar por uma viagem gastronômica e quais países você deve visitar se está procurando atrações que agradem o estômago. Continue conosco e aproveite todas as informações que a Coris selecionou para você!

Afinal, o que é o turismo gastronômico?

O turismo gastronômico é a categoria de viagens em que o roteiro-base inclui atividades que permitam apreciar a culinária e os sabores típicos da região onde está visitando. A comida de um país fala sobre sua cultura, sua geografia, a história de seu povo e outros detalhes que só conseguimos perceber quando fazemos uma parada especificamente para apreciar pratos característicos do destino. E é esse o sentido do turismo gastronômico.

Esse formato conta com inúmeras atividades que levem o viajante a conhecer aquela cidade ou nação de uma forma mais íntima, com uma proximidade maior com os costumes e os moradores locais. É uma experiência única e que, quem ama viajar, deve buscar ao menos uma vez viver. Garantimos que não irá se arrepender!

Por que as viagens gastronômicas são importantes?

Além de ter forte impacto na economia dos polos de visita, o turismo gastronômico é relevante para a preservação da história e cultura de um povo. Ele ajuda a divulgar informações, tornar conhecido destinos e pratos. Também é indispensável para o sustento dos pequenos produtores e cozinheiros com produção artesanal.

Muitos dos pratos buscados pelos viajantes são tradicionais, ligados à raiz daquela cultura e fala muito sobre o que aquela região passou. Por isso, também é uma forma de aprendermos mais sobre outros locais do mundo. E, cá entre nós, conhecimento nunca é demais, certo?

Quais atividades podem ser consideradas turismo gastronômico?

Essa forma de passeio não exclui aquelas visitas para conhecer os pontos turísticos mais famosos. Pelo contrário, ela acrescenta itens em seu roteiro que talvez você não teria pensado antes. Existem diversas atrações para quem deseja conhecer novos pratos e preparos. Conheça algumas delas:

  • rotas de produtos gastronômicos específicos, como a rota do chocolate, do vinho ou do café;
  • buscar restaurantes típicos da região;
  • fazer aulas ou workshops de culinária local;
  • conhecer museus e exposições que tenham relação com os pratos da região;
  • ir a festivais culinários;
  • fazer paradas em mercados locais ou feiras com barraquinhas típicas;
  • visitar espaços de produção de alguns produtos;
  • tour por restaurantes populares da cidade;
  • participar de degustações de bebidas e comidas características dali;
  • e muito mais!

Como pôde ver, é muito mais do que simplesmente comer. O turismo gastronômico oferece experiências completas que geram momentos inesquecíveis. Mas, para encarar tantos ingredientes novos, é necessário ter cautela. Confira nossas dicas de como ter uma viagem segura e consiga aproveitar com tranquilidade todos os sabores que o mundo tem a te oferecer!

10 países com forte turismo gastronômico

Separamos opções de grandes polos gastronômicos ao redor do mundo, e essas são algumas opções que você pode incluir no seu roteiro! Nossa lista conta com países americanos, europeus e asiáticos para que tenha diferentes sabores para escolher!

1. Suíça

Um dos grandes destinos para provar chocolates deliciosos e super tradicionais. O país originou marcas conhecidas mundialmente, como a Nestlé. Zurique é uma das principais cidades do país e um passeio pela Rua Bahnhofstrasse, a principal via do município, já garante ao viajante diversas versões do doce. Ainda, é possível apreciar o típico fondue suíço, uma das delícias do destino.

2. Uruguai

Nossos vizinhos, assim como os argentinos, são conhecidos pelas suas suculentas carnes vermelhas com cortes de primeira. O país também tem alguns dos melhores vinhos produzidos na América, que podem ser degustados em tours por restaurantes ou nas visitas às vinícolas. A combinação dessas bebidas com Choripan ou das tradicionais Parrillas, certamente ficarão na memória.

3. Tailândia

A culinária tailandesas é muito rica e esse destino está na nossa lista de países para provar novos sabores. Existe opções de turismo gastronômico para todos os bolsos, desde tour pelas barraquinhas de rua com pratos tradicionais, até rotas entre os restaurantes mais badalados. Eles utilizam muitos ingredientes que não vemos tanto nas cozinhas brasileiras e capricham nos temperos apimentados.

Os pratos são deliciosos, mas quem tem paladar sensível deve ter cuidado com os condimentos de lá! O seguro viagem, nesse caso, é seu aliado.

Barcos carregados de verduras e legumes

4. Itália

A terra da pizza e do espaguete não poderia estar fora da lista de turismo para quem gosta de comer bem. A Itália é um polo gastronômico com diversos pratos típicos, incluindo as populares massas e os vinhos que estão entre os melhores do mundo. Existem rotas de visita e degustação passando por cidadelas, vinícolas e outras paradas para se deliciar com os sabores. A Toscana e Sicília são duas das regiões que ficaram mais conhecidas por esse tipo de atração.

5. Alemanha

Alguém aí gosta de cerveja? A Alemanha é o lugar certo! Terra da famosa Oktober Fest, tradição que foi replicada em terras brasileiras na cidade de Blumenau. O país alemão tem uma culinária única, mas é conhecido principalmente por suas bebidas a base de cevada. Por lá você pode conhecer as cervejarias artesanais, plantações de grãos, e ainda participar do festival mais alcóolico do mundo.

Existem ainda outros destinos imperdíveis para quem quer provar cervejas, confira nosso post com alguns deles!

6. México

Você já foi a um restaurante de comida mexicana? Imagina estar inserido na cultura que deu origem a tantos pratos deliciosos e marcantes? A Cidade do México é um fim muito bom para quem deseja participar de rodízios, tours por restaurantes comendo burritos e nachos; e, é claro, provando as mais tradicionais tequilas. O país também tem doces bem únicos que você não deve deixar de provar.

7. China

Esse destino do outro lado do mundo desperta a curiosidade dos viajantes por sua cultura, beleza única e também por sua culinária. O Yakissoba e o Gyoza já são conhecidos pelos brasileiros, mas o país ainda guarda muitas experiências gastronômicas únicas. Existem degustações a pratos típicos em que você poderá até mesmo provar escorpiões.

Banquete com vários pratos de comida

8. Bélgica

Mais uma opção por quem é doido por chocolate. Os doces belgas são reconhecidos no mundo todo e possuem texturas, formatos e tipos bem exclusivos. O alto padrão e a paixão nacional pelas barras, resultou no Museu do Cacau. Nessa atração você pode degustar mais de 200 opções do doce.

9. França

O país com um dos mais populares pontos turísticos, a Torre Eiffel, também conta com excelentes points gastronômicos. Existem várias rotas que te levam a bistrôs deliciosos e ainda são impressionantes na arquitetura. Visite restaurantes para provar Escargot e outros pratos com legumes, carnes e peixes. Não deixe também de provar o Croissant original.

10. Brasil

Achou que nosso país ficaria de fora? O Brasil tem inúmeras regiões que tem o turismo gastronômico como carro-chefe. Existem destinos por todo o território para provar especiarias, pratos típicos e temperos característicos. As rotas do queijo e do café são apenas algumas das opções para quem quer viajar por nossas cidades comendo bem.

Comece agora mesmo a pensar na sua viagem para praticar o turismo gastronômico. Para isso, conte com nossas 10 dicas de como planejar uma viagem de forma prática. Acompanhe nosso blog para sempre estar atualizado com ideias de destinos e passeios imperdíveis!

Artigos relacionados