Taís Mahalem
Postado dia 21/12/2021
19:08

Turismo de aventura: o que é e como se preparar?

mulher observando a queda da cachoreira

Existem viajantes e viajantes, e uma série deles, contrariando a maioria, é apaixonada por turismo de aventura. Descansar para quê? Na cabeça desses turistas a premissa de que existem tantos esportes de neve para conhecer e praticar ganha do ideal de ir para um destino gelado e se encapotar todo para tomar um vinhozinho e visitar museus.

Porém, não raramente quando se escuta o termo “turismo de aventura” muitos o associam a algo perigoso ou radical, mas a realidade é outra. Nesse artigo da Coris, prometemos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de viagem e como se preparar dos pés à cabeça! Vai que numa dessa você já descobre qual destino mais combina com sua personalidade, né?

O que é turismo de aventura?

O turismo de aventura é aquele que relaciona viagens de lazer com e para a prática de esporte, como investir em atividades na natureza, visitar destinos menos “selva de pedra” e mais com “cheiro de relva”.

Para ajudar ainda mais nessa definição de turismo de aventura, o Ministério do Turismo define essa atividade como:

”Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.”

Deste modo, saiba que não procedem as afirmações do senso comum de que o turismo de aventura só remete a atividades radicais – mesmo que estas estejam, também, inclusas. Sendo uma viagem de caráter recreativo e, até exploratório (com a natureza), pode ser considerado turismo de aventura.

Qual o objetivo do turismo de aventura?

Uma boa definição para o objetivo do turismo de aventura é que ele retira os viajantes de suas zonas de conforto e os leva a ter novas experiências naturais, culturais e físicas, diferentes das de outras viagens para descanso e lazer convencional – ainda que também estejam relacionadas a experiências novas.

Testar limites, curtir um tempo longe de tudo e viver o natural, entre outras coisas, são pontos que fazem parte do turismo de aventura.

Quais são os tipos de turismo de aventura?

Veja bem, é possível dividir os tipos de turismos de aventura em dois – com suas subcategorias –, ou em vários. Para facilitar até para você aprender nomenclaturas e saber montar certinho seu roteiro conforme a atividade que pretende fazer, vamos de 2 tipos:

1. Ecoturismo e Turismo de Natureza

No segmento do turismo, o ecoturismo tem tido bastante destaque e é muito procura pelos viajantes, principalmente por conta da pandemia. As atividades que envolvem essa modalidade de turismo de aventura vão desde visitar destinos naturais conhecidos, até explorar destinos onde a natureza é a atração principal (áreas de preservação, por exemplo), sem causar danos à natureza.

O foco do ecoturismo é colocar a natureza em destaque, e o turista como aquele que se conscientiza da necessidade de proteção dos impactos negativos de outras formas de turismo ou até do desenvolvimento nestes destinos.

Como o turismo de natureza se parece com o ecoturismo, mas difere em seus objetivos para o turista, vale ser citado nesse tópico também. Neste, o viajante busca por atividades ao ar livre voltadas à proximidade com a natureza e seus animais, como, por exemplo, a observação de pássaros, ou até os safáris.

2. Turismo de Emoções e Esportes Radicais

Essa é a modalidade mais conhecida no turismo de aventura (e por isso muitas vezes julgam que ele é só isso). É caracterizada principalmente por testar limites, emocionais e corporais, e pela prática de esportes muito além de radicais, como:

  • bungee jumping;
  • parapente;
  • rafting;
  • escalada;
  • slackline;
  • trekking;
  • bodyboard;
  • rapel;
  • canoagem;
  • arvorismo;
  • surf;
  • kitesurf;
  • mergulho, entre outros.

É bom sempre lembrar que esses esportes radicais devem ser praticados de maneira recreativa e sempre com o auxílio de um profissional ou agência especializada, pois querendo ou não eles são esportes arriscados e certa técnica é necessária para praticá-los. Em alguns casos, por exemplo, será necessário que você passe por treinamentos anteriores para ter a permissão para praticar um esporte desses durante a sua viagem.

Precauções que o aventureiro deve ter ao praticar esportes radicais durante viagens

Se as novas experiências que estão em seu roteiro de viagem são voltadas à prática de esportes — ao Ecoturismo, ao Turismo de Natureza, ao Turismo de Emoções ou às aventuras radicais mesmo —, tem uma coisinha muito importante (quase mais que sua mala de viagem, sua passagem ou sua prancha) que você deve se preocupar.

Estamos falando da necessidade de viajar assegurado para praticar esportes, principalmente para destinos de turismo de aventura. Se em viagens convencionais os riscos de viver situações de vulnerabilidade já existem, imagine no caso de uma viagem em que o fim específico é testar seus limites e se arriscar?

Os seguros da Coris, quando o assunto é Seguro Viagem para Esportes, são os mais indicados para aventureiros, e isso se dá tanto pela amplitude da cobertura como também pela praticidade de acionar a Assistência Própria 24h.

Você pode nem imaginar, mas os gastos de praticantes de esportes que se machucam em viagens (batendo três vezes na madeira) são bem mais altos do que os casos de acidades de outras naturezas. Então, cá entre nós, esse item de proteção – o Seguro Viagem para Esportes – é premissa básica para sua viagem de turismo de aventura, ok?

Seja você um aventureiro amador ou um profissional do universo das viagens e esportes, não dá para bobear e perder a oportunidade de experienciar intensamente a aventura programada! Se deseja saber um pouco mais sobre o Seguro Viagem para Esportes, acesse o site da Coris!

Artigos relacionados