Home Aventura Rotas da cerveja ao redor do globo: 10 Opções para quem ama...

Rotas da cerveja ao redor do globo: 10 Opções para quem ama a bebida!

0
106
Canecas de cerveja em cima de uma mesa

Quer aproveitar suas férias comendo e bebendo bem? Optar por algum dos destinos que estão nas chamadas rotas da cerveja pode ser a melhor opção para sua próxima viagem. Existem excelentes regiões produtoras da bebida que está entre as mais amadas no Brasil e no mundo.

Continue conosco e saiba mais sobre a rota da cerveja, os motivos desse tipo de atração ser tão tradicional em diversos países e ainda os destinos mais imperdíveis para quem gosta de uma boa caneca repleta dos grãos mais saborosos. A Coris separou dicas das cidades mais procuradas até opções mais underground, não perca nenhuma delas!

Veja também nossa lista com 10 passos para preparar sua viagem de forma prática e já coloque esse tutorial em prática em sua próxima aventura!

Rota da cerveja: a tradição por trás do consumo da bebida fermentada

A cerveja é uma bebida feita a base de fermentação de grãos, o mais comum deles é a cevada. O processo que baseia essa produção depende de leveduras agindo nessas sementes, produzindo o álcool e modificando o sabor da mistura, e foi descoberto cerca de 10 mil anos atrás. Com essa novidade, dois produtos principais foram desenvolvidos: os pães de fermentação natural e as primeiras bebidas alcoólicas – não só a cerveja, como também o vinho.

No decorrer da história, cada vez mais foi se aprimorando o preparo que hoje chamamos de cerveja. Existem registros de 6 mil anos na região da Mesopotâmia que já mostram comércios especializados na produção dessa bebida. Na Ásia, 9 mil anos atrás também já era feita a mistura de grãos macerados e água para fermentação acontecer. Imagina só como era naquela época?

A popularização definitiva ocorreu no continente europeu, onde estão localizadas as fábricas mais tradicionais e conhecidas mundialmente. Muitas delas iniciaram ainda na manufatura, como produções artesanais e ganharam seu espaço aos poucos. No entanto, se tornaram grandes centros industriais que contribuíram com o crescimento das cidades onde estão sediados.

A alta exportação fez com que essa tradição, antes europeia e asiática, se tornasse uma paixão mundial. Dessa forma, iniciou-se o turismo cervejeiro atraindo viajantes de diversas origens para provar os diferentes tipos de cerveja espalhados pelo globo. Conheça um pouco mais sobre essas categorias!

Fabrica de cerveja

Descubra os tipos de cerveja que existem

O grão utilizado, o tempo de fermentação e a finalização de uma cerveja garantem às diversas marcas existentes uma variedade de tipos dessa bebida alcoólica. Há uma enorme divisão de categorias seguindo todos essas variáveis, mas podemos citar as 5 principais, são elas:

  1. Pilsen: as mais leves e populares, com amargor médio e coloração clara;
  2. Lager: o tipo mais consumido no Brasil, possui baixa fermentação, coloração dourada e com sabor menos amargo e mais refrescante que a Pale Ale, por exemplo;
  3. Weissbier: as tradicionais alemãs, feitas de 50% de malte de trigo e a outra metade de malte de cevada, também é mais ácida;
  4. Pale Ale: maior teor alcoólico e uma alta fermentação, o que gera uma cerveja encorpada e escura;
  5. Bock: possui amargor médio, alto teor alcoólico, é escura e possui notas adocicadas.

As regiões onde se encontram as mais tradicionais cervejarias são muito procuradas até os dias de hoje, mas locais com uma produção mais recente também estão se destacando pelas bebidas deliciosas.

Conheça agora opções de viagens para as rotas da cerveja, com destinos em diferentes continentes! E, se além da bebida a base de cevada você também aprecia um bom vinho, dê uma olhada nos regiões para quem gosta de tomar vinho, com outras rotas incríveis!

10 destinos para se deliciar na rota da cerveja

Conhecer a história dessa bebida é interessante, mas nada melhor do que “entornar o caneco” nas cidades com os melhores produtos do mercado, não é mesmo? Então vamos a lista!

1. Amsterdam, Holanda

Não dá para falar sobre Amsterdam e não pensar nas deliciosas receitas que produzem cervejas de diferentes tipos, uma mais saborosa que a outra.

Foi na capital holandesa que surgiu a terceira maior cervejaria do mundo: a Heineken. A cidade abriga a Heineken Experience, que não só conta a história da marca, como também mostra o processo de fabricação da bebida, permitindo também aos visitantes produzirem uma cerveja com seu nome e ainda degustar a especialidade da casa ao fim do tour.

2. Denver, EUA

A região metropolitana de Denver, no Colorado, produz mais cerveja que qualquer outra cidade dos Estados Unidos. Lá estão sediadas as cervejarias mais antigas dessa área, muitas delas com produção ainda artesanal para manter a tradição e qualidade. Por isso, lá você encontra a Denver Beer Trail, uma rota com cerca de 30 cervejarias diferentes!

É possível conseguir um guia com informações de cada uma delas no Centro de Informações Turísticas de Denver, e de lá já planejar suas visitas.

3. Pequim, China

Com o maior mercado de bebidas do mundo, a China possui diversas cervejarias tradicionais e produtos deliciosos, como a tradicional TsingTao que é fabricada há mais de 100 anos. Essa Larger é marca registrada da produção do país, mas na capital Pequim também é possível encontrar muitas outras opções de bares especializados em cervejas de todos os tipos.

A popular Snow Beer, que chama atenção pela leveza e coloração quase transparente. Aproveite também as diversas excursões de degustação das comidas tradicionais e cervejas chinesas, é uma experiência única e que fará se apaixonar por essa gastronomia.

4. Petrópolis, Brasil

Já ouviu falar da Cerveja Bohemia? Ela é a prova que não é só a arquitetura de Petrópolis que veio dos alemães. Muitas tradições desse povo ficaram por lá, o que inclui as cervejas. A cidade conta com o Circuito Cervejeiro, que passa por diversas cervejarias locais e oferece sabores dos mais variados, desenvolvidos pelos mestres para agradar o paladar brasileiro mas fugir do óbvio.

Não deixe também de passear a noite conhecendo os bares e pubs da região, uma excelente experiência para quem quer ficar mais imerso na cultura dessa cidade.

5. Dublin, Irlanda

Não é difícil se convencer de que os irlandeses bebem mais cerveja do que água. Com um pub em cada esquina, o país deu origem à cerveja Guinness, a mais conhecida entre as Stout pretas feitas de cevada torrada e com baixo amargor. Mas não se deixe enganar pelo sabor leve, o teor alcoólico dessa opção deixará qualquer um trançando as pernas depois de algumas canecas.

Se estiver por lá, conheça a Guinness Storehouse que conta a história da marca e seu processo de fabricação e termina num bar com vistas lindas da cidade.

6. Bariloche, Argentina

A terra conhecida pelos chocolates deliciosos e por ser ponto para os turistas que buscam neve, Bariloche também possui sua própria rota da cerveja. O produto mais conhecido original de lá é a cerveja Patagônia, apreciada por diversos amantes da bebida. É possível conhecer mais sabores no Circuito Chico, um tour super popular na cidade e que inclui pubs e cervejarias para quem deseja um toque mais alcoólico no passeio.

Apesar da alta exportação feita pela marca, existem versões produzidas pela fábrica Patagônia que são exclusivas da cidade e que, quem opta pelo tour, poderá experimentar. E já que essa cidade é especialista não só em cerveja, mas também em doces, confira também nosso post sobre destinos com os melhores chocolates!

7. Plzen, República Tcheca

Outra dica é conhecer Plzen, cidade onde nasceu a famosa Pilsen, o tipo de cerveja mais consumido no mundo. A primeira coisa a fazer por lá é tomar a Pilsner Urquell, a bebida que originou essa categoria e é a mais antiga da história. Depois, visite a Plzensky Prazdroj, que tem museu, pub e laboratório e produz cerveja há mais de 700 anos.

Essa visita à República Tcheca será uma imersão na tradição da bebida e é um destino imperdível para quem gosta de turismo cervejeiro! Certamente sairá de lá satisfeito e com diversas histórias para contar!

8. Reykjavik, Islândia

A ilha vulcânica palco da Aurora Boreal, um espetáculo da natureza que pode ser observado apenas de alguns poucos locais do globo, também é uma ótima opção para sua rota da cerveja. Por lá, são produzidas garrafas de alta qualidade e que possuem um sabor característico da fermentação em uma região tão gelada.

A bebida ficou proibida por cerca de 75 anos dentro das fronteiras desse país, no entanto, hoje ele abriga diversas cervejarias. Não deixe de participar dos tours pelas fábricas da cidade e por diversos restaurantes, descobrindo mais sobre a Islândia por meio de suas comidas e bebidas.

E não se esqueça de levar proteção térmica extra para não ter problemas com o frio. Afinal, uma boa cerveja pode te esquentar, mas não o suficiente para enfrentar temperaturas tão baixas!

9. Munique, Alemanha

Munique é o berço da Hofbräuhaus, a cervejaria com mais de 400 anos em funcionamento e a produção mais famosa do mundo. Só a visita a esse centro histórico e a degustação de uma bebida tão tradicional já vale a pena a viagem. Mas, não pense que as atrações alemãs para os amantes do álcool param por aí.

Duas canecas de cerveja em cima de uma mesa

Podemos explicar o outro grande motivo para esse destino ser referência para o turismo cervejeiro em apenas uma palavra: Oktoberfest! Com mais de 200 anos de tradição, esta festa garante cerveja de sobra no mês de outubro. Esse evento conta com as mais diferentes atrações e conquista milhões de viajantes todos os anos.

10. Blumenau, Brasil

Se uma viagem internacional está muito além do orçamento que possui, considere ir a essa cidade catarinense que mantém a tradição alemã viva com sua própria Oktoberfest. São duas semanas de festival celebrando as tradições germânicas, com festas regadas de boa música e muita cerveja.

Essa cidade também conta com muitas cervejarias que podem ser visitadas em outras épocas do ano, bares e excursões para degustação da bebida. Além disso, essa experiência também oferece amostras da culinária alemã, muito tradicional pela região. Será uma explosão de sabores novos, não perca essa chance!

Escolha entre essas opções de rota da cerveja e comece a se planejar para sua próxima aventura acompanhada de muito álcool. É marinheiro de primeira viagem? Então conte com a ajuda da Coris com nosso post com dicas para sua primeira viagem internacional. Em nosso blog encontrará sempre as melhores opções para viajantes, não deixe de conferir!