Taís Mahalem
Postado dia 13/02/2020
13:57

Planejamento de intercâmbio: tudo o que você precisa saber

Pessoa escrevendo um roteiro de viagem em um caderno

Das grandes decisões que podemos tomar ao longo de nossas vidas, fazer intercâmbio com certeza é uma delas. Entretanto, toda essa grandeza não diz respeito somente às mudanças que essa experiência trará a você de forma pessoal e profissional, mas também se refere a todo o planejamento que você tem pela frente para fazer esse sonho acontecer.

Após topar essa aventura, é hora de colocar os pés no chão por alguns momentos para decidir vários pontos importantes sobre a sua viagem. No texto de hoje, vamos mostrar alguns tópicos que você deve considerar durante o seu planejamento e porque eles são tão importantes.

1 – Para qual país você vai?

Europa, América do Norte, América do Sul, África, Oceania: cada um desses continentes tem mais de uma opção de destino de intercâmbio. Em cada país disponível, há várias cidades que podem ser o seu futuro lar: grandes, médias e pequenas. Decidir onde será o seu intercâmbio é o primeiro passo do seu planejamento e, para isso, você precisa considerar o seu estilo de vida, suas preferências e suas expectativas e também as particularidades de cada lugar, como o clima, a gastronomia, a cultura, a vida noturna e o idioma. Fazer a escolha certa de destino é fundamental para que você tenha um intercâmbio feliz.

2 – Você deseja trabalhar no seu destino?

Muitos intercambistas optam por viajar para países onde o trabalho é permitido durante meio turno para os estudantes de idiomas. Assim, é possível ter uma renda fixa no seu novo lar para arcar com despesas como alimentação, moradia e lazer. Se a sua resposta à pergunta desse tópico for “sim”, então você deve eliminar de sua lista de possíveis destinos os lugares onde não é permitido trabalhar durante o intercâmbio. Depois, você deve estudar as leis e permissões trabalhistas de cada opção, afinal, as condições podem mudar de um país para outro. Esclareça todas as dúvidas sobre esse assunto para ter a certeza de que sua escolha de destino será acertada!

3 – Qual a documentação necessária e como é o processo de retirada de visto para cada país?

Os intercambistas que viajam para a Austrália precisam solicitar o visto de entrada ainda no Brasil, por exemplo. Já na Irlanda, o visto deve ser requerido após a chegada no país. Como você pode observar, cada país terá um conjunto de normas diferentes no que diz respeito à imigração – e você deve entender cada regra para garantir a sua entrada no país e para se manter sempre de forma legal nele. Além do visto, também é necessário checar qual o valor da comprovação financeira obrigatória para ter a sua entrada aprovada no local e quais documentos você deve emitir enquanto estiver vivendo lá.

4 – É a primeira vez que você viaja sozinho?

Talvez você nunca tenha estado longe de casa sem nenhuma companhia, ou talvez suas viagens solo não tenham sido tão longas. De qualquer forma, sair sozinho do país em direção a um longo período de tempo no exterior não é uma tarefa fácil. Por isso, no seu planejamento, você deve considerar aspectos que garantam a sua segurança e o seu bem-estar longe de casa.

5 – Qual seguro viagem escolher?

O seguro viagem é obrigatório em vários países. Sem ele, a imigração pode negar a sua entrada. Ao decidir passar meses longe de casa para estudar no exterior, é importante que você escolha um seguro com um plano de cobertura e atendimento que o proteja em diversas ocasiões e que esteja disponível para atender você a qualquer momento. É com ele que você vai ser amparado no caso de inúmeros imprevistos, como atendimento médico, extravio de bagagem e até aquisição de remédios que necessitam de receita. Você também pode optar por uma modalidade de seguro que ofereça desconto a você, estudante.

Agora que você já tem a estrutura de como o seu planejamento deve ser feito e entendeu a importância de cada tópico, é hora de começar a tomar decisões! Mas como fazer isso? Nós, da Coris Brasil, preparamos um e-book completo com tudo o que você precisa saber para planejar o seu intercâmbio: as características de cada país, os tipos de visto, as regras trabalhistas e os tipos de seguro que nós oferecemos por aqui.

Artigos relacionados