Taís Mahalem
Postado dia 21/05/2019
12:00

O que fazer em Madri em 3 dias

Viela com mesas e cadeiras para refeição de frente com parede de restaurante em azulejos decorados

A capital espanhola é uma cidade vibrante e cheia de atrativos. Quem se interessa por artes e história com certeza vai se apaixonar pelo destino, mas ele também encanta visitantes que amam compras, gastronomia e diversão. Por isso, criamos um roteiro para conhecer o melhor de Madri em três dias.

Roteiro 1º dia: monumentos históricos, compras e muito mais

Puerta del Sol

Vamos começar com um passeio pelo coração da cidade, iniciando com a Puerta del Sol, o quilômetro zero das rodovias espanholas. É lá que fica a estátua “El Oso y el Madroño”, de Antonio Navarro Santafé, considerada o símbolo de Madri. Partindo dali, vá para a Plaza Mayor. Todos os percursos deste dia podem ser feitos a pé.

Outro importante símbolo da cidade, a Plaza Mayor tem uma belíssima arquitetura e testemunhou importantes episódios da história espanhola, como touradas, protestos, partidas de futebol e até execuções de prisioneiros condenados à morte.

Plaza Mayor

A poucos metros dali está o Mercado de San Miguel, uma construção tão bonita que vale a visita mesmo se for só para admirá-la. Mas você pode fazer muito mais que isso, já que ali são vendidos deliciosos vinhos, queijos, cervejas e outros itens que você pode levar para casa. Se a fome já estiver batendo, os restaurantes do mercado são uma excelente opção para o almoço.

Depois disso, desfrute do melhor da arquitetura espanhola na Gran Vía, uma das principais avenidas da cidade, onde há centros culturais, teatros e cinemas. Saindo de lá, aproveite para fazer umas comprinhas na Calle de Preciados e na Calle del Carmen, onde ficam inúmeras lojas, principalmente de roupas, ótimas para quem gosta de voltar de viagem com as malas cheias de novidades.

Encerre o dia na Plaza Santa Ana, que tem bares e restaurantes superpopulares e descontraídos que ficam movimentados no fim da noite.

Roteiro 2º dia: museus, natureza e flamenco

Foto da fachada do Museu do Prado na cidade de Madri
Museu do Prado

O segundo dia terá um itinerário muito cultural, e você também poderá curti-lo a pé. Madri abriga alguns dos melhores museus do mundo, e três deles ficam muito próximos uns aos outros: o Museu Reina Sofía, o Museu Nacional do Prado e o Museu Thyssen-Bornemisza. O primeiro é dedicado à arte moderna; o acervo do segundo consiste, principalmente, de pinturas do século 16 a 19, com obras-primas de artistas como Diego Velázquez e Francisco de Goya; o Thyssen-Bornemisza, por sua vez, conta com cerca de 1000 obras, algumas delas de Rembrandt, Caravaggio, Renoir e Van Gogh.

Todos eles têm seu encanto e merecem uma visita, mas caso você não queira passar o dia todo conferindo as exposições, pode escolher apenas um para explorar.

Plaza de Cibeles

Saindo do museu escolhido, vá para a Plaza de Cibeles, que fica bem perto e tem uma fonte fabulosa, representando a deusa Cibeles em uma carruagem puxada por leões. Aproveite para entrar no Palácio de Cibeles e subir até o mirante, que garante uma vista incrível da cidade.

A 600 metros da praça está a mais importante área verde de Madri: o Parque do Retiro, que existe desde 1630. É um bom lugar para uma caminhada em contato com a natureza. Você também pode conhecer o Palácio de Cristal ou passear de barco pelo lago.

À noite, aproveite para assistir a um show de flamenco. Existem vários estabelecimentos com esse tipo de apresentação. Basta encontrar um que fique próximo ao seu hotel e curtir um dos maiores espetáculos da cultura espanhola.

Roteiro 3º dia: história, arquitetura e futebol

Catedral de la Almudena
Catedral de la Almudena

No terceiro dia, dirija-se à grandiosa Catedral de la Almudena, o edifício religioso mais importante de Madri, que foi consagrado pelo Papa João Paulo II em 1993, tornando-se a primeira catedral consagrada fora de Roma. A arquitetura é incrível, sendo o interior o que mais surpreende, já que o teto e os vitrais têm cores vivas e linhas retas. É possível subir na cúpula da construção e visitar seu pequeno museu, com itens como mosaicos e escudos episcopais.

Vá então para o Palácio Real de Madri, que fica logo ao lado da Catedral, formando um impressionante conjunto arquitetônico. Este é um dos monumentos que não se pode perder na cidade, por ser uma das residências oficiais do Rei Filipe IV. Como é utilizado apenas em ocasiões especiais, em geral é aberto ao público, então é possível conhecer o prédio e uma coleção de roupas e de armas usadas pela realeza desde os tempos antigos.

Palácio real de Madri
Palácio Real de Madri

Por fim, é hora de se dirigir para outra importante área verde da capital espanhola: o Parque del Oeste, que tem 100 hectares de tranquilidade e atrações diferenciadas, como um teleférico, um jardim de rosas e o impressionante Templo de Debod, um templo egípcio do século 2 a.C. que foi um presente do governo egípcio para a Espanha. Você consegue chegar lá andando a partir da catedral e do palácio.

É uma forma excelente de terminar a viagem. Mas, antes disso, temos mais duas dicas. Primeiro: se você for fã de futebol, pode aproveitar a passagem pela cidade para conhecer o Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid F. C., que fica na estação de metrô Santiago Bernabéu. A visita guiada o levará para o vestiário dos jogadores, mostrará mais de 200 objetos exclusivos e emblemático do time, além de inúmeros troféus, taças e prêmios recebidos.

Segundo: se sua viagem a Madri coincidir com um domingo ou feriado, aproveite para conhecer El Rastro, um mercado de rua com mais de 400 anos de história que vende de tudo: roupas, acessórios, artigos de cozinha, móveis, itens de decoração e até discos e revistas de segunda mão. Ele fica próximo à estação de metrô El Rastro, funciona das 9h às 15h e é uma experiência e tanto!

Para conhecer esse destino com segurança e curtir com tranquilidade cada aventura, faça seu seguro viagem com a Coris!

Artigos relacionados