Taís Mahalem
Postado dia 07/06/2019
15:49

Monte Everest e os cuidados ao praticar alpinismo

O Monte Everest é a montanha mais alta do mundo. Localizada na fronteira do Nepal com a China, sua altitude é de quase 9 mil metros acima do nível do mar. Seu clima inóspito e desafiador atrai alpinistas do mundo inteiro, afim de conquistar o topo e presenciarem uma vista sem igual. O problema é que o trajeto é também um dos mais perigosos, causando acidentes de vários atletas profissionais e, principalmente, iniciantes.

Em 2019, muitos se aventuraram na montanha mais alta do mundo causando uma superlotação. Os alpinistas tiveram que fazer fila para tirar a desejada foto no topo, devido ao grande volume de pessoas. Por isso, se estiver planejando uma viagem para o Monte Everest faça uma boa pesquisa sobre o volume de atletas presentes e siga as dicas abaixo.

Preparação física

Escalar montanhas é um esporte que exige muito do corpo e da mente. Por isso, não deixe de se consultar com um médico e realizar exercícios físicos frequentes. O profissional de saúde irá te ajudar a preparar seu corpo para encarar desafios mais difíceis.

Em locais controlados, também é possível praticar a técnica para escalar com mais facilidade futuramente. Assim é possível combinar a técnica com o potencial físico, para um desempenho mais próximo de um atleta profissional.

Experiência é chave

Se você possui pouca prática de alpinismo, o ideal e procurar destinos menos arriscados. Acumular experiência antes de encarar o gigante branco irá te ajudar a enfrentar o clima agressivo do Everest. Tenha paciência, pois é um esporte que exige concentração e conhecimento do terreno em situações de alto risco.

No Japão, o Monte Fuji, por exemplo, possui a popular rota de Kawaguchiko. Um trajeto ideal para aprender mais sobre o alpinismo em uma das montanhas mais famosas do mundo. O caminho completo leva cerca de 8 horas, ida e volta, e a temporada é de 1 de julho a 31 de agosto.

Para ganhar mais prática com o ar rarefeito, o Kilimanjaro, na Tanzânia pode ser uma boa opção. Com quase 6 mil metros de altitude, suas rotas são práticas e diretas. Só é possível realizar o trajeto com um guia local, que dura em média de cinco a seis dias, permitindo que os atletas observem como o corpo reage a locais extremos.

Equipamentos

Não se esqueça de levar roupas adequadas de acordo com o clima de cada destino. No caso do Monte Everest, a temperatura média é de -36o C. Por isso, não deixe de usar roupas apropriadas para o trajeto que pode levar até quatro dias.

Alimentação também é importante, além de equipamento de oxigênio pois a altitude dificulta a respiração. Sendo um dos maiores desafios dos atletas que se aventuram pela montanha.

Seguro viagem

Ao praticar um esporte radical, o viajante está se expondo a um risco proposital. Por isso é importante ter o seguro viagem adequado para o esporte que irá praticar. Mas lembre-se: antes de contratar, consulte as Condições Gerais e verifique se há algum tipo de exclusão para o esporte que irá praticar durante a sua viagem.

A Coris possui pacotes diversos, com cobertura para todos os tipos de atletas.

Não se arrisque! O seguro viagem para atletas é um item tão importante quanto o equipamento de escalada. Ele garante o atendimento médico nos casos de fraturas, doenças e outros tipos de acidentes. Seja durante o seu treinamento, ou no momento da escalada do Everest, não deixe de fazer sua cotação com a Coris e contratar o seguro ideal para você.

Artigos relacionados