Taís Mahalem
Postado dia 01/02/2022
13:50

7 Melhores Praias Para Surfar no Brasil e no Mundo

Mulher com prancha de surf em uma praia

O surfe, muito além de um esporte, é um estilo de vida e, ousamos dizer, um dos melhores que existe. Mas quais são as melhores praias para surfar no Brasil e no mundo? Muito além de uma atividade física, surfar proporciona conhecer paisagens deslumbrantes, pessoas incríveis e viagens para levar para o resto da vida.

Nós sabemos que viajar é realmente uma das melhores experiências que podemos viver e ter a oportunidade de fazer isso através de um esporte é muito gratificante.

Pensando nisso, nós aqui da Coris decidimos te apresentar uma lista com as melhores praias para surfar no Brasil e em outros locais do mundo. Pega essa onda conosco?

1. Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte

Essa lista não poderia iniciar com outro destino que não fosse na região Nordeste brasileira. A Praia de Pipa é perfeita para surfistas que procuram ondas de até 8 pés e para quem procura conhecer uma paisagem de esplêndida beleza completamente preservada.

O mais interessante desse destino é a proximidade de outras praias, como Cacimbinhas, que é bem mais reservada que Pipa, e ainda é uma excelente alternativa para ondas um pouco menores. Além disso, é possível viajar para Natal e depois para Pipa, uma vez que fica apenas a 80km da capital. Não dá para deixar de fora a encantadora Praia Potiguar.

2. Itaúna: a capital brasileira do surfe

A Praia de Itaúna sedeou, por duas vezes consecutivas, o campeonato Worls Surf League e as ondas podem chegar a até 6 metros. O mar pedregoso de Itaúna permite a formação de tubos e de ondas que quebram perfeitamente.

Esse é um dos roteiros mais procurados por surfistas profissionais e amadores experientes. As melhores ondulações são as de sudeste e a corrente marítima de Itaúna é conhecida por forte, o que exige um cuidado maior do esportista para não tomar aquele caldo perigoso.

Você pode até ser radical, mas uma onda pode ser implacável, por isso é imprescindível conhecer o próprio limite e saber como se preparar para viajar de forma segura para praticar esportes.

3. Praia do Norte, em Nazaré, tem um dos melhores picos do mundo

Surfar na Praia do Norte em terras portuguesas é o sonho de muitos amantes do surfe, mas é importante lembrar-se de que as ondas de Nazaré não são para amadores. Em razão das ondas gigantes, a praia está inserida no circuito de big waves.

Embora seja na Europa, Portugal é um dos destinos mais acessíveis para os brasileiros. Se você é um surfista de alta patente, saiba que essa é a viagem da sua vida!

Não tenha dúvidas que as ondas serão apenas uma das atrações do local, a cidade é tranquila, mas com muitas opções de outras praias impressionantes para conhecer.

4. Maresias é um dos melhores destinos para surfar

No litoral paulista, Maresias é uma das praias mais visitadas por turistas para aproveitar o mar e a noite na cidade. No entanto, ela é mundialmente conhecida como uma área perfeita para prática do surfe. Não à toa o campeão Gabriel Medina se desenvolveu como atleta justamente em Maresias.

Se você está à procura de um local com ondas altas e rápidas e ainda que ofereça badalação no cenário local, Maresias é a rota mais indicada.

Nem só de grandes ondas vive um surfista, não é?

Agora, se é iniciante e quer viajar para aprender a surfar, a Praia de Maresias é extensa e conta com ondulações calmas também. Por isso, você pode inclusive viajar em grupos com níveis variados de experiências sem se preocupar.

5. Já pensou em surfar na França? Conheça a Praia Soorts-Hossegor

Também conhecida como um dos maiores picos do surfe mundial, a Praia de Soorts-Hossegor também acolhe muito bem àqueles que procuram por ondas menores que exijam menos competência física. Outra vantagem desse destino é a facilidade para chegar até ele, inclusive é possível viajar de trens que saiam de outros países europeus.

Caso queira arriscar-se nas ondas gigantes de Soorts-Hossegor, é preciso saber que o mar costuma ser instável, sendo preferível surfar nas big waves durante as competições.

6. Surfe na Praia do Silveira

A Praia do Silveira é tida como uma das melhores praias para se surfar no Brasil devido às ondas tubulares e fortes. De combo, o passeio é garantia certa em deslumbramento! A praia é selvagem, com baixa circulação, sem ambulantes e de uma beleza estarrecedora.

Sobre a Praia do Silveira, saiba: você vai surfar em ondas longas! O local se encontra a 90km de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, e é muito mais acessível financeiramente que outras praias da região, sem badalações ou exigências. Se você procura viajar por um preço camarada, entenda como viajar barato para conhecer destinos brasileiros.

7. Trip perfeita para surfar: Jeffreys-Bay, na África do Sul

Chamada apenas de J-Bay pelos competidores, as ondas de Jeffreys-Bay são famosas pelas Supertubes hiper rápidas e muito longas, formando uma pista perfeita. Os melhores meses para viajar até J-bay para surfar é de maio a setembro, durante o inverno, período no qual se formam tempestades que contribuem para a formação das ondulações.

Por ser muito pedregosa em alguns pontos, principalmente nos preferidos dos surfistas, é ideal usar uma botinha para entrar e sair do mar sem machucar os pés seriamente. Dessa forma, se você se organizar direitinho, essa será uma das melhores experiências de sua vida em cima de uma prancha.

Depois de conhecer as melhores praias para surfar no Brasil e no mundo, acompanhe nossas dicas para saber mais informações sobre roteiros de viagens. Se você, além de surfar, adora conhecer praias incríveis e se jogar em aventuras, não deixe de conferir nossa lista com 6 praias paradisíacas para conhecer fora do Brasil!

Lembrando que, independente do seu destino, para aproveitar seu passeio com tranquilidade e sem medo de se jogar nas ondas, um seguro viagem é indispensável.

Artigos relacionados