Taís Mahalem
Postado dia 03/01/2018
12:00

Lugares para provar vinhos

Mulher de costas segurando uma taça de vinho em uma vinha

Nada melhor do que viajar e degustar as iguarias de cada canto do mundo, principalmente quando se trata de vinhos. Para os amantes da bebida, a aventura é conhecer o melhor das regiões vitivinícolas em companhia de uma boa taça.

Para os enófilos, separamos alguns destinos produtores de vinhos que não podem ficar de fora da sua lista de viagens. Só não se esqueça do seu seguro viagem!

Portugal
Com vinícolas em quase todo o seu território, tem como tradição a arte de fabricar vinhos de excelente qualidade. No centro-sul, a região do Alentejo encanta por suas paisagens pitorescas e riqueza histórica, além de seus premiados vinhos de taninos marcantes. No Arquipélago da Madeira, o vinho com o mesmo nome da principal ilha tem sabores únicos. E ainda há o famoso vinho do Douro, produzido nas encostas do rio que dá nome à bebida.

Estados Unidos
Com belas praias e ótimas atrações turísticas, a Califórnia possui cerca de 4 mil vinícolas e vinhos premiados. Apenas no Vale do Napa, são 150 vinícolas que cultivam mais de cem tipos de uva, como cabernet sauvignon, chardonnay e pinot noir. Nos arredores da vibrante Nova York, Long Island é o destino perfeito para apreciar bebidas de qualidade.

Argentina
Esta é uma ótima opção para brasileiros devido à curta distância. A região de Mendonza concentra cerca de 1.200 vinícolas e é responsável por 70% da fabricação no país. Seus belos campos de vinhedos são emoldurados pelas incríveis montanhas dos Andes, oferecendo uma vista perfeita para apreciar enquanto se prova os saborosos vinhos argentinos.

Brasil
Não é só no exterior que se pode experimentar o melhor do enoturismo. Em terras tupiniquins, a região Sul concentra o maior número de vinícolas devido ao clima ameno. Mas se engana quem acha que em lugares de altas temperaturas não se pode fazer vinho. Em meio à caatinga do sertão nordestino, a região do Vale do São Francisco é um dos mais importantes produtores brasileiros, com bebidas premiadas e muito apreciadas.

Artigos relacionados