Home Destinos de Viagem 10 lugares históricos para visitar e se encantar!

10 lugares históricos para visitar e se encantar!

0
89
Imagem de um prédio antigo da grécia

Existem inúmeros lugares históricos ao redor do mundo que atraem visitantes de todos os continentes – e não é para menos! A história da humanidade foi marcada por diferentes localidades que foram palco de eventos que mudam a rota de culturas inteiras e até hoje causam um impacto em qualquer turista que pise por lá.

Viajar para esses destinos sempre dá uma emoção a mais pois o passeio, independente de quantos dias tenha, sempre faz os aventureiros voltarem para casa conhecendo mais do mundo.

Para te ajudar a conhecer os mais encantadores e mágicos locais históricos, a Coris preparou este post recheado de opções que vão te transportar para uma outra época. Falaremos também das melhores dicas para quem deseja visitar aquelas atrações mais concorridas. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

10 lugares históricos que devem estar em seu roteiro de viagens

Em nossa lista de lugares históricos para você visitar, separamos opções em território nacional e também em outros países. Alguns deles são já muito procurados por turistas há anos. Outros, apesar de populares, nem sempre estão nos radares dos aventureiros – e nós estamos aqui para te mostrar porque devem entrar para sua lista de próximas viagens!

1. Centro histórico de Salvador, Brasil

A Bahia foi o local onde aconteceu o início da colonização portuguesa em nosso país. No estado temos o Marco do Descobrimento, na cidade de Porto Seguro, onde registra o espaço em que foi realizada a primeira missa em solo nacional. No entanto, na capital Salvador também existem muitos lugares históricos para visitar.

A primeira capital do país foi uma região importante e carrega marcas – felizes e tristes – de acontecimentos que ajudaram a formar nossa sociedade. As principais atrações para se visitar são o Pelourinho, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Casa Jorge Amado.

Centro historico de salvador

2. Ouro Preto, Brasil

O grande símbolo da época de exploração do ouro no Brasil Colonial, a cidade mineira de Ouro Preto abriga museus, a icônica Praça de Tiradentes e todas as igrejas exuberantes que são características da região. São mais de 300 anos de história de terras que já presenciaram a formação do país e também revoluções.

O estilo barroco e as ruas de paralelepípedos são um charme a mais da área que possui tantas belezas naturais e uma culinária única. Se estiver por lá, não deixe de participar de um tour gastronômico para experimentar os saborosos queijos mineiros e os doces típicos. Visite também a Estrada Real, principal via da época em que o Brasil sequer era um país independente.

Caso queira conhecer mais sobre viagens para comer bem, confira o post “Turismo gastronômico: o que é e roteiro de viagens“!

3. Ilha de Páscoa, Chile

Essa ilha misteriosa no Oceano Pacífico é um destino histórico para quem é apaixonado pela natureza. A Ilha de Páscoa, que originalmente tem o nome de Rapa Nui, tem diversas estátuas enormes em formatos de rostos que são chamadas de Moai – quem já assistiu ao filme “Uma noite no museu” certamente se lembrará de ter visto uma delas – e possui ruínas com grandes semelhanças às construções maias.

As esculturas em cinzas vulcânicas estão espalhadas pela ilha e há diversas atrações para visitá-las, seja em mirantes, trilhas ou apenas para se aventurar dentro de uma caverna vulcânica. Certamente quem vai a essa região será bombardeado por histórias e pela cultura dos povos originários da América.

4. Teotihuacan, México

Terra das chamadas pirâmides mexicanas, Teotihuacan foi a principal cidade da civilização que viria tornar-se o povo Asteca e sua origem é datada de cerca de 100 a.C. Por lá é possível visitar as ruínas da cidade, conhecer as construções monumentais e visitar o Templo de Quetzalpápalotl.

É possível entrar também no sítio arqueológico da região e na Calçada dos Mortos. Essa visita é indispensável para quem vai até a Cidade do México, pois fica próximo desse ponto turístico que tornou-se até um Patrimônio Histórico da Unesco. Aproveite para prestar atenção nas explicações dos guias sobre a história e cultura da civilização que vivia nessa área, certamente não irá se arrepender.

5. Pirâmides de Gizé, Egito

Falamos em pirâmides mexicanas e agora vamos falar sobre as que ficam na África e são as mais famosas do mundo, as Pirâmides de Gizé. O Egito tem uma sociedade muito antiga e uma organização social única onde os poderosos faraós eram a maior figura de poder. Sua história é repleta de mistérios e suas grandes construções estão inclusas em muitos deles.

É possível visitar o interior das três pirâmides e, mesmo que ainda existam câmaras que não foram abertas, dá para ver de perto muitos símbolos históricos. Na região ainda existem muitas outras atrações como a Esfinge, museus e templos.

6. Petra, Jordânia

E já que estamos em clima desértico, vamos direto para a cidade feita nas pedras. Petra fica localizada na Jordânia e é diretamente esculpida nas rochas vermelhas de um canyon em Arabá. Em seu auge, ela abrigou uma grande população e era ponto de passagem obrigatória pelos mercantes da região.

Essa atração tão diferente foi onde se passou um dos filmes da famosa franquia do aventureiro Indiana Jones, mas não é apenas por isso que atrai tantos turistas anualmente. É uma área de importância histórica e com origem datada do século 6 a.C., portanto, há muito o que conhecer e aprender por lá!

Petra Jordânia

7. Parthenon, Grécia

A Grécia é o berço da civilização ocidental, local que inspirou a cultura, arquitetura e filosofia de inúmeros povos. Atenas era a Cidade-Estado onde moravam os grandes filósofos e que abriga o mais icônico templo de um dos deuses olimpianos. O Parthenon fica na Acrópole da cidade e tornou-se o símbolo dessa cultura.

As ruínas são apenas um dos atrativos para quem deseja visitar a cidade e mesmo com filas na maior parte do ano, é um destino que qualquer apaixonado por história deve conhecer. Aproveite para passear pela cidade e conhecer a região litorânea do país que fica no Mar Mediterrâneo.

8. Coliseu, Roma

Outro dos grandes símbolos da Antiguidade, o Coliseu é o maior monumento romano – império que dominou grande parte da Europa e uma parte da África por muitos anos. Ele foi feito para ser um anfiteatro onde aconteciam batalhas entre gladiadores e espetáculos de teatro. Essa atração é datada de 70 d. C. e hoje já perdeu parte de sua estrutura. Mesmo assim, continua imponente e muito bonito.

Caso deseje visitar a Itália, essa é uma parada obrigatória. É possível fazer uma visita no interior da arena e contratar guias que contarão histórias sobre esse local e explicarão detalhes da construção e outros pontos interessantes.

Se quiser aproveitar a ida até o país para conhecer outros territórios de uma maneira inesquecível, confira nosso post sobre como viajar de trem pela Europa!

9. Jerusalém, Israel

Essa é uma das mais antigas cidades do globo e fica localizada na região da Judeia. Jerusalém por si só é um lugar histórico, mas possui inúmeros pontos importantes para as religiões católicas, islâmicas e judaicas. Lá é possível visitar o Muro das Lamentações, a Basílica do Santo Sepulcro e a Via Dolorosa, bem como o Monte das OIiveiras – todos esses importantes para a história cristã.

Na cidade ainda existe o Museu do Holocausto, pois essa região sofreu muito na época da expansão nazista. E, caso queira sair um pouco do centro da cidade, a menos de 35km fica o famoso Mar Morto, um lago extremamente salinizado e que faz turistas boiarem sem o menor esforço.

10. Grande Muralha, China

O destino mais longe do Brasil fica do outro lado do mundo, no Leste Asiático. A Grande Muralha da China teve sua construção iniciada no século VII a. C. e servia para proteger o território da invasão de inimigos. Com mais de 8km de extensão, ela hoje foi transformada em um ponto de visitação que atrai viajantes que desejam conhecer mais sobre a cultura do país.

Sair um pouco dos destinos ocidentais e ir desvendar os mistérios que as terras orientais guardam é uma excelente opção para quem realmente gosta de história. Isso porque na escola vemos muito pouco do desenvolvimento desses povos e viajar até um ponto turístico tão marcante como esse nos ajuda a imergir nessa cultura.

Dicas para quem quer conhecer lugares históricos sem se estressar!

Gostou de algum desses locais que indicamos mas tem medo de gastar uma grana para ir até um deles e acabar apenas se estressando? Fizemos uma lista com as dicas mais importantes para não passar perrengue quando for a um local histórico como os que falamos. Confira quais são elas:

  • pesquise sobre o clima do destino antes de fechar a data da viagem: épocas com muitas chuvas acabam limitando os passeios possíveis para serem feitos;
  • confira a possibilidade de comprar entradas pela internet: caso haja necessidade de ter bilhetes de entrada para a atração, essa é a melhor opção. As filas de bilheterias sempre acabam demorando muito mais que o normal;
  • saiba sobre outras atrações que têm em bairros próximos: locomoção gasta muito tempo, principalmente em cidades muito movimentadas, por isso busque sempre fazer roteiros deixando os passeios próximos para os mesmos dias;
  • informe-se sobre documentação: cada país tem suas regras sobre vistos, seguro viagem, vacinas, entre outros documentos, por isso informe-se antes e contrate todos os serviços necessários para garantir sua entrada no território.

E o mais importante de todas as dicas: conte com o blog da Coris para encontrar um Seguro Viagem completo e curtir de forma segura todas as nossas dicas de viagem!

Veja também nosso post sobre como organizar uma viagem de forma prática e até a próxima!