Taís Mahalem
Postado dia 24/05/2019
12:00

Entenda por que você NÃO DEVE viajar com o seguro do Cartão de Crédito

vários cartões de crédito em uma mesa

O seguro viagem oferecido pelos cartões de crédito é, de longe, uma das maiores dúvidas do setor de turismo. Para facilitar o entendimento, confira abaixo as respostas das suas perguntas caso você ainda esteja pensando em usar o serviço:

Quais cartões oferecem o benefício?
Apenas uma mínima parcela dos portadores de cartões de crédito possui o seguro viagem como benefício. Mas, mesmo que você tenha um cartão que oferece o benefício, a maioria limita o seu uso, então fique atendo às coberturas e condições.

Como funciona o benefício?
O seguro viagem não é exatamente uma cortesia. O custo deste serviço está embutido na anuidade paga pelo cliente. E mesmo pagando, só tem direito a usá-lo se comprar a passagem aérea com o cartão. Portanto fique atento a este detalhe: se quiser ativar o benefício precisa comprar seu bilhete de avião com o cartão de crédito. Do contrário não terá direito ao benefício. Mesma coisa em relação as passagens compradas por milhas, pois na maioria das vezes não está incluso o seguro.

Quais são as coberturas?
Este é um dos principais problemas do serviço. As coberturas não são tão amplas e o produto possui algumas limitações que podem ser imprescindíveis para alguns viajantes. Confira abaixo mais detalhes:

COBERTURAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU SEGURO

BAGAGEM EXTRAVIADA:  A maioria das categorias de cartão oferecem apenas o rastreamento da mala e não tem nenhum tipo de assistência financeira para os clientes em casos de extravio de bagagem.

CANCELAMENTO DE VIAGEM: O seguro viagem do cartão de crédito consiste em uma assistência médica em viagens, não contando com todas as coberturas do seguro de viagem internacional e cobrindo apenas despesas médicas no país de destino, transporte médico de emergência e repatriação em caso de falecimento. Ou seja, se precisar cancelar sua viagem, é melhor não depender desta opção.

COBERTURAS QUE VOCÊ DEVE CHECAR SE O SEU CARTÃO OFERECE

VIAGENS LONGAS (acima de 31 dias) e INTERCÂMBIO: É preciso observar o tempo máximo coberto. Boa parte dos seguros oferecidos gratuitamente pelos cartões de crédito cobrem viagens de até 31 dias, excluindo assim intercâmbios ou temporadas maiores.

ESPORTES: Vai viajar para praticar algum esporte? Cuidado, a chance deste risco estar coberto pelo cartão de crédito é quase zero. Isso porque até mesmo empresas especializadas apenas na venda de seguro viagem acabam ficando para trás nesta cobertura. A Coris é a empresa referência para esportistas, tanto amadores quanto profissionais, por sermos a única que possui uma lista extensa de esportes cobertos.

GESTANTES: Está viajando com alguma gestante? Verifique a cobertura. A grande maioria das empresas de cartão de crédito e mesmo empresas especializadas em seguro viagem não oferecem este benefício como já incluso nas coberturas. O Seguro Viagem Coris garante 100% de cobertura para gestantes (de até 45 e até a 32ª semana).

DOENÇAS PREEXISTENTES: Possui alguma doença preexistente? Complicações preexistentes não costumam estar cobertas pelas apólices dos cartões de crédito. A Coris também possui cobertura completa para esta condição.

E POR ÚLTIMO, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE:

Como acionar o seguro em caso de necessidade?
O seguro viagem oferecido pelos cartões de crédito não paga o usuário pelo uso de serviços na hora. Geralmente o sistema utilizado é o de reembolso, inclusive no caso de urgências e emergências.

E não é tão simples. Há protocolos a serem seguidos, que podem definir se você receberá ou não o dinheiro. Então, é importantíssimo que se informe sobre as coberturas do seguro viagem antes de embarcar. E lembre-se do limite do cartão de crédito.

Algumas poucas oferecem acionamento, mas apenas através de uma central de assistência internacional.  Entretanto, você já percebeu que a grande maioria dos viajantes não ativa mais roaming internacional? E se você ligar procurando ajuda e tiver que explicar a uma pessoa que não fala a sua língua o que está acontecendo? Difícil, né?

O Seguro Viagem Coris possui atendimento próprio 24h, em português e multicanal, fazendo com que nenhum dos fatos citados acima seja um problema.

OU SEJA:

Para evitar dor de cabeça e surpresas desagradáveis durante as suas férias, contrate já o Seguro Viagem CORIS, que costuma ser apenas 3% do valor total da sua viagem e vai te permitir uma viagem, de fato, sem preocupações.

Artigos relacionados