Taís Mahalem
Postado dia 01/10/2021
15:29

Dicas para turistar com tranquilidade por São Paulo

Centro_SP

Confira 7 conselhos úteis para a melhor experiência de viagem na maior metrópole da América do Sul!

Centro_SP
Imagem: Pixabay

A procura por apartamentos para vender em São Paulo cresceu.

As ruas, antes vazias devido ao isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, agora voltaram a ficar mais movimentadas.

E mesmo após o ano passado ter sido duríssimo, com o fechamento de postos de trabalho e empresas em todo o Brasil, ainda assim São Paulo permaneceu na liderança.

Ao lado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, SP está entre os estados com mais empresas ativas – quase 50%!

A informação é do mais recente boletim anual do Mapa de Empresas, divulgado em fevereiro de 2021 pelo Ministério da Economia.

No ano em questão, registrou-se até um recorde em abertura de empresas em São Paulo pela Junta Comercial do estado, a JUCESP.

Só no mês de maio/21 foram abertas 24.585 empresas.

Também foi registrado o maior saldo líquido (empresas abertas menos empresas fechadas) de 2021: 14.263.

Além de ter aumentado a busca por apartamentos para vender em São Paulo, isso também refletiu no aumento no número de postos de trabalho.

Dos 1.536.717 empregos gerados com carteira assinada no primeiro semestre de 2021 no Brasil, a maioria foi no SP: 105.547 postos.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged.

E, assim como está sendo no mercado de trabalho e de apartamentos em SP para vender, o cenário é igual no setor de turismo.

Em agosto deste ano, São Paulo já havia registrado vários aumentos consecutivos na movimentação do setor.

Isso ocorreu antes mesmo de ter sido anunciada uma abertura oficial para o movimento turístico na cidade – algo que só veio acontecer esta semana.

Aproveitando o ensejo do momento, decidimos reunir 7 dicas para quem quiser turistar com tranquilidade pela capital paulista.

Afinal, já que o Brasil todo está de olho em São Paulo, não tem por que você também não embarcar em uma aventura turística e conhecer de perto essa cidade também.

Escolha bem onde levar objetos de valor

Como em qualquer metrópole no mundo, é preciso tomar os cuidados de segurança necessários para ter tranquilidade durante sua viagem turística por SP.

A cidade de São Paulo pode até ser realmente a maior metrópole da América do Sul e atrair milhares de turistas todos os anos.

Porém, o município também exige algumas medidas de segurança que são sempre boas de lembrar.

É altamente recomendado que não se leve o celular ou a carteira em bolsos da calça, nem que se carreguem mochilas nas costas.

Se puder, carregue sua mochila com ela virada para a sua frente. E quanto a bolsas, mantenha o zíper sempre próximo de você.

Evite horários perigosos

Caso seja possível, busque aproveitar a cidade de São Paulo pela manhã ou em horários em que houver uma movimentação maior nas ruas.

Pessoas mal intencionadas tendem a agir em horários nos quais sabem que pouca gente poderá vê-las.

Não ande em ruas muito desertas

Já que não tem como um turista saber quais ruas de São Paulo são movimentadas ou não, a sugestão é buscar se informar sobre os caminhos que pretende seguir.

Não tenha receio em perguntar ao gerente do seu hotel sobre qual o melhor caminho para o Museu de Arte Moderna, na Avenida Paulista.

Ou, ainda, se haverá movimento no Beco do Batman depois que o sol se pôr.

A maioria dos paulistas não terá nenhum problema em dar-lhe informações sobre a segurança da cidade.

O importante é que você busque saber por onde pisa antes de decidir como o seu percurso turístico será.

Visite os pontos turísticos durante a semana

Se há algo que tira a tranquilidade e a paciência de qualquer turista é uma fila grande para visitar um museu ou algum centro cultural.

Caso queira evitar isso e otimizar seu tempo em Sampa, procure visitar os museus e outros pontos de atração turística durante a semana.

Nos fins de semana, o movimento nesses centros culturais é bem maior e as filas são bem mais comuns do que de segunda a sexta-feira.

No entanto, se ainda assim você preferir fazer as visitas no sábado e no domingo, tente pelo menos conseguir os ingressos com antecedência.

Isso evitará que enfrente filas e até que possa chegar aos museus para acabar descobrindo que não há mais ingressos disponíveis para aquele dia.

E, sim, pode até parecer uma possibilidade distante chegar ao local só para descobrir que os ingressos esgotaram.

Contudo, se considerarmos que, com a Covid-19, a lotação de pessoas em locais internos diminuiu muito, pode ser que isso ocorra caso você não se programe adequadamente.

Prefira o transporte público

Um dos problemas da capital paulista são os constantes congestionamentos no trânsito – o que também pode tirar a sua tranquilidade em uma viagem de turismo pela cidade.

É por isso que você não deve se impressionar caso pegue uma carona por um aplicativo de transporte e acabe ficando horas parado no meio de um trânsito que não anda.

Uma forma de evitar isso é preferir o transporte público.

Lógico que, do aeroporto ao seu hotel ou aos apartamentos em SP onde você vá ficar, pegar um táxi ou carro de aplicativo é sempre bom para resguardar suas malas.

No entanto, em passeios diários durante a cidade, pegar o metrô ou o trem será ótimo para chegar mais rápido ao seu destino.

Além, claro, de serem muito mais baratos que um táxi ou uma viagem de um aplicativo de transporte.

Use máscara

Apesar de várias cidades ao redor do mundo já estarem deixando de lado a exigência de usar máscara em lugares públicos e internos, em São Paulo isso ainda deve continuar.

Por um bom tempo.

A avaliação de especialistas em saúde é que somente a partir de 2022 que essa obrigatoriedade deve começar a ser repensada na capital paulistana.

Nas ruas, até é possível ver cada vez mais pessoas andando à vontade sem usar máscaras.

No entanto, em locais fechados, como lojas e supermercados, apenas aqueles com máscaras de proteção podem entrar.

Tenha a consciência de que um hotel bem localizado pode não ser tão tranquilo assim

Geralmente, em qualquer viagem que as pessoas vão fazer, sempre procuram hotéis ou apartamentos de temporada em SP para se hospedarem.

Contudo, é importante ter em mente que você pode ter que sacrificar noites tranquilas de sono pela localização.

Nessa hora, é bom saber o que realmente quer.

A sua prioridade é um local tranquilo e sossegado, ou que seja de fácil acesso aos principais pontos turísticos da capital?

Na dúvida, veja as avaliações dos hóspedes sobre o hotel que você quer se hospedar.

Se eles disserem que é muito barulhento à noite, é bom acreditar nisso e escolher outro mais tranquilo, ou se preparar para noites mais agitadas na metrópole paulista.

Bom, esses foram os nossos 7 conselhos para turistar com tranquilidade em Sampa.

Esteja você buscando apartamentos para vender em São Paulo e queira apenas conhecer a cidade, ou esteja só fazendo um turismo básico, leve essas dicas contigo.

Quando estiver descansando nos apartamentos em SP que escolher se hospedar, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e contar como foi essa viagem para você!

Viaje com tranquilidade e curta cada destino ao máximo sabendo que pode contar com o seu seguro viagem Coris!

Artigos relacionados