Taís Mahalem
Postado dia 26/07/2019
12:00

Dicas para escolher o destino de viagem perfeito

Casal posando para selfie com braços abertos em barco de madeira

O mundo é muito grande e repleto de locais incríveis para conhecer. Quem gosta de viajar sonha em conhecer tantos lugares que é difícil escolher um só na hora de planejar uma viagem. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a decidir para onde ir nas próximas férias, de forma que você possa aproveitar muito e não ultrapassar o orçamento!

1. Entenda seu estilo de viagem

Cidade, natureza ou praia? Aventura ou descanso? Economia ou luxo? Você deve saber o que espera dessa viagem, e isso influencia não apenas a hospedagem e os passeios, mas também o próprio destino. Não faz sentido viajar para um paraíso natural se você está mais interessado em baladas e compras, por exemplo.

2. Faça uma lista

Com essa informação, você já pode listar lugares que têm vontade de conhecer e que combinam com o momento que está vivendo. Pode pirar e colocar mesmo os que você acha que sejam muito caros para você. Não custa pesquisar antes de descartar a ideia! Se estiver a fim de uma praia, por exemplo, coloque algumas cidades no Brasil e outras no Caribe, por exemplo.

3. Defina um orçamento

Pense em quanto dinheiro você poderá gastar nesta viagem. Decida agora se vai mexer naquelas economias guardadas ou se prefere algo mais em conta. Se não estiver com muito dinheiro sobrando, não se desespere. Isso não significa que você não pode viajar nem que a viagem não será boa! Só será necessário planejar melhor e ser mais econômico.

4. Veja quando você pode viajar e por quanto tempo

Se você tem liberdade para escolher as datas, excelente. Assim, você pode fugir de períodos de alta temporada, como janeiro, julho, agosto, dezembro e feriados nacionais, quando tudo é um pouco mais caro e mais cheio. Caso só seja possível viajar em algum desses períodos, tenha em mente que os custos serão mais elevados. Pense também quanto tempo você pode e quer ficar fora. É importante entender suas prioridades: uma viagem longa em um destino nacional pode sair o mesmo preço que um período mais curto no exterior, por exemplo. Vale a pena entender se é mais importante ir para um lugar dos sonhos ou aproveitar por mais tempo.

5. Ouça seu coração

Sempre temos amigos que já viajaram para locais incríveis, mas não é porque eles gostaram de um destino que você também vai gostar, ou o contrário. É importante ouvir as dicas e opiniões alheias, mas lembre-se do que você gosta e honre suas vontades.

6. Pesquise preços

Passagens, hospedagem, seguro viagem, passeios, transferes, câmbio, tudo isso deve entrar na conta. Assim, você compreende melhor o que está ao seu alcance naquele momento. Encaixe o destino com o seu orçamento e pronto: você já pode começar a planejar!

7. Guarde a lista

Mesmo depois que decidir seu destino, guarde sua lista. Haverá outras oportunidades de viajar e você poderá conhecer outros lugares, então aproveite que você já deu esse primeiro passo para que, da próxima vez, seja mais fácil!

Artigos relacionados