Taís Mahalem
Postado dia 05/07/2019
12:00

Dia Mundial do Chocolate: 7 lugares para provar o doce

Diferentes tipos de bombons de chocolate organizados sobre uma mesa

Entre as sobremesas mais famosas do mundo, não há dúvida que o chocolate é o queridinho mundial. No dia 7 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate e, para celebrar esse dia tão especial, separamos sete destinos que se tornaram referência quando assunto é chocolate. Quem está à procura de lugares onde a Páscoa dura o ano inteiro, vale a pena inserir um desses locais no roteiro. E o melhor: alguns deles ficam aqui no Brasil!

Zurique – Suíça

Começando com o clássico, Zurique é o principal destino quando o assunto é chocolate. Foi na Suíça que nasceram marcas famosas como Cailler (Nestlé), Lindt e Teuscher, todas com fábricas na cidade. Basta um passeio pela rua principal, Bahnhofstrasse, para experimentar diversos sabores.

Se estiver com tempo, outra dica legal é realizar o tour de trem de Montreux até a fábrica de chocolate Cailler-Nestlé, em Broc. O trajeto dura cerca de 7h em uma experiência de primeira classe para conhecer a região. Você também poderá provar as delícias durante a viagem, como croissants e chocolates tradicionais.

Hershey – Estados Unidos

Provavelmente você já conhece a famosa marca de chocolate Hershey’s. O que poucos sabem é que há uma cidade que foi rebatizada em sua homenagem. Inicialmente chamada de Derry Church, ela teve seu nome alterado em 1906, como um tributo a Milton Hershey, criador do chocolate mais popular entre os americanos, que nasceu lá.

Localizada no estado da Pensilvânia, Hershey possui atrações como o Mundo do Chocolate de Hershey, o Museu de História e o Hershey Chocolate Spa, com tratamentos exclusivos que utilizam só chocolate. Ou seja: o lugar é um verdadeiro paraíso para os chocólatras.

Combu – Pará

Se estiver planejando uma viagem para conhecer a Amazônia brasileira, não deixe de passar em Combu. É uma pequena ilha próxima a Belém que vende chocolates 100% artesanais, com cacau plantado no terreno dos próprios produtores. O doce é a segunda maior fonte de renda das famílias locais, atrás apenas do açaí.

O renomado chef brasileiro Alex Atala foi um dos que acabou se rendendo ao sabor do chocolate de Combu, tanto que até incorporou a iguaria no menu de seu restaurante. Partindo de Belém, basta uma travessia de barco de 15 minutos para chegar à ilha, que também oferece passeios tradicionais de contato com a natureza.

Campos do Jordão – São Paulo

Famosa por ser o destino preferido de quem quer fugir do calor, Campos do Jordão não é conhecida como a “Suíça brasileira” à toa. O local tem chocolatarias especializadas com diferentes tipos de chocolates e seus derivados. Entre os mais interessantes estão os produtos próprios para consumir no frio, como fondue e chocolate quente, já que a cidade é um destino mais popular no inverno.

Próximo dali fica Caçapava, onde está a fábrica de chocolates Nestlé, com portas abertas para visitação e, claro, degustação. O tour é realizado com grupos de, no máximo, 46 visitantes e a idade mínima para participar é 12 anos.

Bruxelas – Bélgica

Outro destino europeu repleto de atrações para quem ama chocolate! Bruxelas se tornou referência por ser um dos primeiros locais a receber os grãos de cacau no continente. Lar de duas gigantes do mercado de chocolates, Godiva e Leonidas, possui atrações como o Museu do Cacau, onde é possível encontrar uma variedade de 200 tipos, sabores e formas de chocolate.

Apesar de ser o principal destino, não é só Bruxelas que oferece atrações para os amantes de chocolate na Bélgica. O país como um todo é um verdadeiro império chocolateiro, produzindo até 730 mil toneladas dessa delícia por ano.

Gramado – Rio Grande do Sul

Na serra Gaúcha, Gramado se destaca pelos festivais de chocolate que ocorrem o ano inteiro. Vale a pena visitar na Páscoa, durante o Chocofest, época em que a cidade se transforma em uma vila encantada. O festival é repleto de atrações como shows, desfiles e sorteios.

Canela, a cidade vizinha, também não pode ficar de fora do roteiro. Os dois destinos estão repletos de pequenas fábricas, lojas e expositores. Uma das principais atrações é o Mundo de Chocolate, único parque temático da América Latina com mais de 200 peças produzidas inteiramente com a guloseima.

Oaxaca – México

Esta simpática cidade mexicana é referência quando se trata de chocolate. Com diversas chocolatarias espalhadas pelas ruas, é possível ver o cacau fresco sendo moído na hora, exalando o aroma único da fruta.

Uma das características mais interessantes do chocolate oxaqueño é que ele foi feito para ser bebido. Basta dissolver o tablete na água ou leite quente para provar esse sabor centenário.

Para aproveitar o máximo dessas experiências sem se preocupar com imprevistos, contrate um seguro viagem.

Artigos relacionados