Taís Mahalem
Postado dia 03/03/2020
12:00

Dez ideias de souvenir para trazer de viagem

Pessoa amarrando fita do senhor do bomfim

Todo mundo adora fazer umas comprinhas quando viaja, e é difícil resistir aos souvenirs (ou suvenires, termo em português), pequenos objetos que servem como lembrança do destino explorado.

Se você também gosta de souvenirs, confira abaixo uma lista de ideias do que você pode trazer das suas viagens.

Bebida típica

Vinho e um taça em cima de um sulfite rosa e azul

Pisco peruano, Fernet argentino, vinho português, cerveja belga e champanhe francês são bebidas que tem um sabor especial em seu país de origem. Algumas delas são difíceis de encontrar no Brasil ou podem ter um preço bem mais alto. Então, por que não trazer uma garrafa para incrementar o happy hour ou uma ocasião especial?

Doce ou biscoito tradicional

Você não pode simplesmente trazer churros espanhóis recém-preparados na mala, mas alimentos industrializados podem ser trazidos. A ideia é escolher aquele doce ou biscoito típico que vai trazer nostalgia quando você o comer, como um alfajor argentino ou um chocolate suíço, por exemplo.

Artesanato

Não há nada que demonstre melhor a cultura de um local do que seu artesanato, e a maioria das cidades possuem alguma feira ou mercado que concentre vários artesãos vendendo seus produtos. O melhor é explorar e encontrar um que não apenas combine com você, mas que possa ser levado na mala sem correr risco de quebrar.

Pintura

pintura de barcos na agua com tons quentes

Belos destinos sempre inspiram artistas, e é comum encontrar pintores nos centros da cidade comercializando pinturas, como belas aquarelas, geralmente com cenários locais. São relativamente fáceis de levar para casa e viram uma decoração incrível.

Amuletos

Olho grego pendurado no retrovisor do carro

Alguns lugares têm objetos que, na cultura local, dão sorte. É o caso das fitinhas do Bonfim, da Bahia, o Tao de São Francisco de Assis, de Assis, na Itália, ou o olho grego/turco, da Grécia e da Turquia. São charmosos e, se você acreditar, também podem te trazer boas energias!

Dinheiro

Isso não será necessário comprar, mas é muito legal de ter. Há muitas moedas diferentes por aí, e é sempre gostoso encontrar uma nota de outro país em nossas coisas, como uma libra esterlina, mil pesos chilenos ou dez rublos russos.

Livros

Se você gosta de literatura, pode levar um livro estrangeiro para casa. Caso você não entenda o idioma local, este pode ser o seu incentivo para aprender. Uma boa ideia é procurar um livro que você goste muito para ter uma edição internacional junto com a versão brasileira. Você também pode procurar livros que inspirem suas próximas viagens. Nós recomendamos alguns aqui.

Vinil

Quem curte ouvir músicas no vinil vai apreciar um passeio por lojas especializadas, e nada como encontrar um bom vinil para levar para casa – pode ser de um ídolo de longa data ou um músico local que você conheceu na própria viagem.

Receita

Para este souvenir, você também não vai precisar desembolsar nada. Provar as comidas típicas é muito importante em uma viagem. Caso você se apaixone por alguma delas, descubra a receita original com algum morador para poder fazer quando estiver em casa!

Colecionáveis

Caveiras mexicanas e itens de colecionador

Quem ama viajar pode apostar em colecionáveis, assim pode comprar um de cada lugar que conhecer. Algumas opções são postais, camisetas, chaveiros, bandeiras, ímãs de geladeira, miniaturas, canecas, cadernos, bottons, globos de neve e marca-páginas.

Viaje com tranquilidade e curta cada destino ao máximo sabendo que pode contar com o seu seguro viagem Coris!

Artigos relacionados