Taís Mahalem
Postado dia 30/07/2020
15:54

Companhias aéreas internacionais iniciam retomada de voos no Brasil

Avião levantando voo

Desde o início da pandemia de Covid-19, as companhias aéreas de todo o mundo cancelaram a maioria de seus voos, em especial nos trechos internacionais, devido ao fechamento das fronteiras. No Brasil, não foi diferente e a redução chegou a quase 90% dos voos no País.

Agora, aos poucos, as companhias começam a retomar os seus voos. Embora o Brasil sofra com algumas restrições de entrada nos Estados Unidos e Europa, por exemplo, muitas companhias já anunciaram a volta de suas rotas internacionais para o Brasil.

Veja quais são elas:

AEROLINEAS ARGENTINAS

No momento, a empresa está operando apenas voos especiais de repatriação. A Aerolineas Argentinas deve retomar os seus voos para o Brasil no dia 2 de setembro, com as rotas São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre para Buenos Aires. A frequência entre Florianópolis e Buenos Aires retoma somente em janeiro de 2021.  Informações: https://www.aerolineas.com.ar/pt-br/reservas-e-servicos/estado-atual-de-seu-voo.

AEROMEXICO

A Aeromexico retomou seus voos para o Brasil, entre os destinos Cidade do México e São Paulo (GRU), desde o dia 12 de junho. Informações: https://aeromexico.com/pt-br/voo-status.

AIR CANADA

A Air Canada adiou a sua retomada dos voos entre Toronto e São Paulo (GRU) para agosto de 2020. Informações: http://www.aircanada.com.br/beta/covid/default.aspx?pageid=668.

AIR CHINA

A operação da rota São Paulo – Madri – Pequim está suspensa temporariamente até o final de agosto e não há previsão de novos voos no site oficial da companhia. Informações: https://www.airchina.com.br/BR/PO/info/flight-status/.

AIR EUROPA

A Air Europa retomou as suas operações no Brasil no dia 15 de julho. Para agosto, a companhia já confirmou seis voos entre São Paulo e Madri nos dias 1º, 4, 9, 15, 22 e 29. A companhia também comunicou o retorno da rota Madri-Salvador, a partir de 1º de setembro, e as ligações para Fortaleza e Recife em 1º de novembro. Informações: https://www.aireuropa.com/es/pt/aea/comunicados-agencias.html.

AIR FRANCE-KLM

Desde o início de julho, a Air France-KLM está aumento as suas frequências no Brasil. No mês de julho, são 18 voos confirmados para São Paulo e Rio de Janeiro com destino a Paris e Amsterdã. Para o mês de agosto serão 26 voos semanais. Já seu hub em Fortaleza deve voltar a operar somente em outubro. Informações: https://www.airfrance.com.br/BR/pt/local/page_flottante/hp/news-air-traffic-air-france.htm.

ALITALIA

A Alitalia está retomando seus voos aos poucos, mas o Brasil continua de fora da lista. Informações: https://bityli.com/JV9fz.

AMERICAN AIRLINES

Com o impedimento da entrada de brasileiros nos Estados Unidos, a companhia americana adiou para agosto sua retomada de voos no País. O voo São Paulo – Miami deve voltar em 6 de agosto, já os voos Dalas e Nova York, tanto de São Paulo quanto do Rio de Janeiro, voltam somente em outubro. Agora, os voos Los Angeles – São Paulo e Miami – Brasília foram cancelados. Informações: https://bityli.com/5FfED.

AVIANCA

A empresa colombiana Avianca deve retomar os seus voos entre Bogotá e São Paulo a partir de 1º de setembro, a princípio com quatro frequências semanais. Informações: https://www.avianca.com/br/pt/sua-reserva/status-do-voo/.

BRITISH AIRWAYS

A British Airways deve retomar a rota entre Londres e São Paulo, com operação diária, no dia 1º de agosto. Já para o Rio de Janeiro só a partir de 1º de setembro. Informações: https://bityli.com/DpuNo.

CABO VERDE

A retomada das operações da Ilha do Sal para Recife e Fortaleza deve acontecer somente em 1º de setembro. Para Porto Alegre não há previsão de retorno.

COPA AIRLINES

A Copa Airlines pretende retomar suas atividades da Cidade do Panamá para o Brasil a partir de agosto. Primeiro para São Paulo no dia 7 de agosto, seguido pelo Rio de Janeiro (14/08), Brasília (04/09), Belo Horizonte (18/09) e Porto Alegre (02/11). Informações: https://www.copaair.com/pt/web/br/atualizacoes-coronavirus.

DELTA

A Delta Air Lines deve retomar suas operações no Brasil a partir de agosto. Os voos de Atlanta para Rio de Janeiro no dia 1º e para São Paulo no dia 3. Já os voos entre Nova York e São Paulo devem voltar no dia 2 de setembro. Informações: https://pt.delta.com/br/pt.

EMIRATES

A Emirates retomará seus voos entre Dubai e São Paulo a partir de 2 de agosto. Para o Rio de Janeiro os voos retornam em setembro. Informações: https://www.emirates.com/br/portuguese/help/keep-your-ticket/.

ETHIOPIAN

A Ethiopian foi uma das poucas companhias que manteve voos no Brasil, apesar de ter reduzido suas operações. Desde maio, a rota São Paulo – Addis Abeba é operada cinco vezes por semana e deve ser mantida até agosto sem alteração.

FLYBONDI

Por determinação do governo argentino, todos os voos estão suspensos no país até 1º setembro, quando deve retornar os voos de Buenos Aires para São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Informações: https://flybondi.com/br/pt/covid-19.

IBERIA

Segundo comunicado, a companhia espanhola Iberia Lineas Aereas retornará os voos ao Brasil a partir de 2 de agosto, inicialmente com três frequências semanais ligando São Paulo a Madri. Informações: https://www.iberia.com/br/ultima-hora-dos-nossos-voos/.

LUFTHANSA

A Lufthansa não deixou de operar no Brasil durante a pandemia, mas teve suas operações reduzidas. O voo São Paulo – Frankfurt da Lufthansa já foi ampliado para cinco frequências semanais. A SWISS voltou a voar para Guarulhos três vezes por semana em julho e passará para cinco no dia 2 de setembro. Já a Edelweiss retoma o voo Rio de Janeiro – Zurique em outubro. Informações: https://www.lufthansa.com/br/pt/cti-br.

QATAR AIRWAYS

A Qatar também não deixou de operar os voos entre Doha e São Paulo, mas reduziu sua malha para três voos semanais. A partir de 31 de agosto, a companhia deve retomar os voos diários. Já os voos entre São Paulo e Buenos Aires não há previsão de retorno. Informações: https://bityli.com/1U8TB.

SKY AIRLINE

A companhia chilena deve retomar seus voos de Santiago para São Paulo e Rio de Janeiro apenas no dia 7 de setembro. Informações: https://www.skyairline.com/brasil.

TAP

A companhia portuguesa opera seus voos entre Lisboa e São Paulo e Rio de Janeiro de forma reduzida desde o início da pandemia. Em julho deve retomar seus voos para Recife e Fortaleza, e em agosto para Belo Horizonte. Informações: https://www.flytap.com/pt-br/alertas-e-informacoes.

TURKISH

A companhia turca retoma seus voos entre São Paulo e Istambul a partir de 2 de setembro, com três voos semanais. As operações diárias devem retornar só em outubro. Informações: https://www.turkishairlines.com/pt-br/flights/booking/.

UNITED

A companhia americana manteve os voos diários entre São Paulo e Houston durante o todo o período de crise. Os voos entre Rio e Houston e entre São Paulo e Nova York devem voltar em 4 de agosto. E os voos entre São Paulo e Chicago e São Paulo e Washington em outubro. Informações: https://www.united.com/pt-br/voos.

IMPORTANTE:

Vale lembrar que todos esses voos podem sofrer alterações ou novos cancelamentos. Recomendamos consultar o site de cada companhia aérea para verificar eventuais atualizações. Além disso, ao contratar um seguro viagem, garanta cobertura em casos desse tipo.

Artigos relacionados