Taís Mahalem
Postado dia 29/11/2017
12:00

9 lugares para praticar escalada

Alpinistas e aventureiros buscam sempre conhecer novos lugares inusitados para escalar. Esse esporte radical exige preparo físico e muita concentração. Alguns preferem adrenalina intensa, outros optam por subidas tranquilas.

Para todos os perfis de atletas, separamos os mais icônicos (e impressionantes) destinos para se aventurar acima do nível das nuvens.

1 – Monte Everest, Nepal

Na fronteira do Tibet com o Nepal está a montanha mais alta do mundo, que tem 8.848 metros de altura e está sempre coberta por neve. É um desafio até para os alpinistas mais experientes, já que a camada branca que toma conta do topo sofre alterações de acordo com a estação.

2 – Trilha Inca, Peru

O que não faltam na Cordilheira dos Andes são opções de escaladas, mas a Trilha Inca se destaca pela riqueza natural inigualável. É possível chegar ao pico de Machu Picchu de trem, mas se o espírito aventureiro falar mais alto, o legal mesmo é subir andando em um trajeto de cinco dias.

3 – Spider Rock, Arizona

Localizada no cânion do Chelly National Park, a torre de arenito vermelha possui cerca de 244 metros de altura e foi formada há mais de 230 milhões de anos por sopros de vento. É um dos mais recomendados lugares para escalada.

4 – Matterhorn, Suíça

Entre os picos mais altos dos Alpes suíços, o Matterhorn tem 4.478 metros de altura e é conhecido como “a montanha das montanhas”. É um símbolo tão importante na Suíça, que até inspirou a forma e o logotipo do chocolate Toblerone.

5 – Metéora, Grécia

Essa escalada em uma torre de pedra acontece próximo a Tessália e Kalampaka. No seu topo, os alpinistas encontram seis mosteiros. Curiosamente, há muitos anos a única maneira de acessar os mosteiros de Metéora era escalando, e dizia-se que o significado era ligado ao esforço para o encontro de Deus.

6 – Dolomitas, Itália

Essa cadeia de montanhas chega a 3.343 metros no seu pico mais alto, e a mais famosa entre os atletas é a Cima Grande, cujo pico está a 2.999 metros de altitude. É uma das maiores paredes dos Alpes.

7 – Paarl Rock, África do Sul

A cerca de 37 quilômetros de Cape Town, existe um complexo de três rochas conhecidas como “a montanha das pérolas”. As montanhas são lisas e arredondadas, tornando a subida complicada, mas para os aventureiros, é considerada uma das melhores escaladas do mundo.

8 – Chapada Diamantina, Brasil

Dona de uma riqueza natural que impressiona, a Chapada Diamantina, na Bahia, atrai turistas que buscam diferentes passeios. Além dos mergulhos nas cavernas de piscinas naturais, são muito procuradas as escaladas nos grandes paredões que, vez ou outra, têm uma cachoeira no meio do trajeto, alegrando a vista e refrescando a subida.

9 – Elbrus, Rússia

Localizada na cordilheira do Cáucaso, a mais alta montanha da Europa, com 5.642 metros, é um vulcão que teve sua última erupção há mais de 2 mil anos. Seu pico é coberto pela neve que nunca derrete e alimenta 22 geleiras. A escalada não é considerada difícil, mas exige estar fisicamente preparado devido à altitude e aos ventos fortes. Hora de se aventurar!

Artigos relacionados