Home Dicas de viagem 10 passos para planejar a viagem ideal

10 passos para planejar a viagem ideal

0
165
Travel planning concept on map

Planejar uma viagem por conta própria desde o início pode ser trabalhoso. É preciso ter muita organização, atenção aos detalhes e ainda pesquisar bastante antes de fechar qualquer reserva. Mas todo o esforço vale a pena para deixar o roteiro personalizado – do jeito que você sempre sonhou.

Para ajudar nesta aventura, preparamos um passo a passo para você organizar a viagem dos sonhos.

1. Escolha o destino

O primeiro passo é definir qual destino você quer conhecer. Pode ser um lugar que esteja em alta entre os turistas ou então um que combine com seu estilo, seja ele na praia, no campo ou uma grande capital. Uma boa dica é pedir indicações aos amigos e pesquisar detalhes para saber se realmente tem a sua cara!

Para te ajudar, separamos uma lista de destinos incríveis e acessíveis aqui no Brasil:

Maceió (AL)
Praia Grande e Santos (SP)
Aracaju (SE)
Arraial do Cabo e Cabo Frio (RJ)
Balneário Camboriú (SC)
Porto Seguro (BA)
João Pessoa (PB)

2. Monte um roteiro de atrações

Destino escolhido, agora é a hora de ver tudo o que ele tem para te oferecer! Veja os melhores lugares para visitar, museus e atrações turísticas. Também envolva os demais participantes para opinarem nos passeios do itinerário e estabeleça um cronograma para cada dia, com todos os detalhes dos deslocamentos entre uma atividade e outra. Encontre mapas dos transportes públicos ou verifique a necessidade de alugar um carro.

3. Pesquise sobre o clima e a melhor época para viajar

O melhor período para viajar para o destino que você escolheu é fugir de épocas de chuvas, furacões e secas. Por isso, é importante pesquisar sobre o clima do destino escolhido. Afinal, nem todos os destinos são boas opções o ano inteiro. Outra dica importante é avaliar qual a melhor época do ano para viajar para determinado destino levando em conta a alta temporada e as datas festivas. Como a aurora boreal nos países nórdicos e a Oktoberfest na Alemanha ou em Blumenau (SC).

4. Avalie os custos da viagem

 O orçamento é um importante passo do planejamento, já que ele não é ilimitado. Tenha uma ideia do quanto poderá gastar e avalie as suas prioridades. Pesquise sobre roteiros, passeios, passagens, hospedagens, alimentação e tudo o que será necessário durante a viagem. Não adianta planejar uma viagem dos sonhos que não caiba no bolso. Ela pode se tornar um pesadelo!

5. Busque as melhores ofertas aéreas

Depois de escolher o destino, está na hora de marcar a data da viagem e começar as buscas por ofertas para o período. Uma dica é usar o sistema de alerta das companhias aéreas e sites especializados em busca de passagens aéreas, que avisam quando os preços dos bilhetes caem. Também já tenha conhecimento do trajeto entre o seu hotel e o aeroporto.

6. Busque as melhores hospedagens

O segredo é ir de acordo com o seu perfil de viajante e o estilo de sua viagem. Você pode optar por viver como um local e alugar uma casa de temporada ou quem sabe ser tratado como um rei em um hotel cinco estrelas. O local deve ser de fácil acesso por transporte público ou próximo das atrações que você vai curtir. Só não se esqueça de checar as referências e indicações do estabelecimento escolhido em sites confiáveis para não cair numa roubada.

7. Contrate um seguro viagem

Indispensável para quem quer uma viagem tranquila, o seguro irá garantir atendimento de urgência e emergência no exterior e até mesmo proporcionar assistência ou indenizações para diferentes situações, como extravio de bagagem ou interrupção da viagem, de acordo com as condições gerais. Nós temos os produtos certos para qualquer perfil de viajante, e ainda oferecemos cobertura para Covid-19 em nossos planos internacionais.

8. Defina os lugares para comer

Para não perder muito tempo procurando por restaurantes que agradem o seu paladar, faça uma pesquisa de onde fazer as refeições ao longo dos dias. Considere as boas indicações, preços justos e locais que estejam no caminho entre as atrações que irá visitar, além de opções que sirvam pratos típicos do destino, para incrementar a imersão na cultura local.

9. Aplicativos que facilitam

Antes de embarcar, faça o download de apps que podem te ajudar e muito durante a viagem. Existem aplicativos para todos os tipos e gostos: previsão do tempo, tradução de idiomas, indicações de restaurantes e hotéis, mapas, entre outros. Use a tecnologia a seu favor!

10. Confira a documentação necessária

Para qualquer viagem é essencial que o viajante esteja munido com seus documentos pessoais válidos e com todas as reservas e pagamentos efetuados. Se for uma viagem internacional, passaporte válido e vistos devem estar dentro das regras, de acordo com cada país. Não se esqueça ainda da vacinação, exigida em muitos países. Além da documentação, alguns países exigem vacinação. Tenha em mãos o seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) no dia da viagem.