Taís Mahalem
Postado dia 04/10/2019
12:00

10 livros para inspirar suas viagens

mulher de chapéu lendo livro na praia

Ler é conhecer um novo universo. Enquanto mergulhamos nas páginas, nossa mente viaja aos lugares mais longínquos, e muitas vezes isso desperta em nós um novo desejo: de experimentar um novo prato de comida, de adquirir um hobby diferente ou de visitar lugares desconhecidos. Relatos de viagem nos deixam com vontade de cair na estrada, e alguns livros têm cenários tão fascinantes que tudo o que queremos é vê-los pessoalmente. Confira abaixo uma lista de livros para inspirar suas andanças pelo mundo!

Todos Nós Adorávamos Caubóis – Carol Bensimon

Este incomum romance de estrada acompanha duas mulheres em uma viagem pelo extremo-sul do Brasil, na paisagem desolada do pampa. Entre cidades-fantasma em que nunca se imaginaria fazer turismo, Cora e Julia se enredam pelo passado e presente.

pilha de livros em um píer no pôr do sol

A Amiga Genial – Elena Ferrante

Você vai ficar morrendo de vontade de conhecer a Itália ao ler a história de Elena e Raffaella, duas crianças que são amigas e vivem de competições, brigas e planos. O livro é o primeiro de uma série de quatro.

Viagem a Portugal – José Saramago

Ninguém melhor que um português para contar sobre Portugal. Este grande escritor relata os pormenores de uma viagem e o leitor descobre que nome se dá às coisas em Portugal, qual é a comida que vai para a mesa, quem pintou o teto daquela capelinha, quando é que chove, e muito mais.

A Volta ao Mundo em 80 dias – Júlio Verne

Quem já sonhou em dar a volta ao mundo vai se deliciar com esse clássico, em que Phileas Fogg aposta com um amigo que rodará o globo em menos de 80 dias.

Filhos da Meia-Noite – Salman Rushdie

Já pensou em conhecer a Índia? A vida de Salim Sinai, nascido no exato momento da independência do país, com certeza vai te inspirar. O jovem se conecta telepaticamente com outras crianças nascidas na mesma hora que ele, em uma narrativa que mostra a Caxemira, Agra e Bombaim.

Budapeste – Chico Buarque

A capital húngara é cenário do livro que consagrou Chico Buarque como um dos maiores romancistas brasileiros. A trama mostra um escritor entre duas cidades, duas mulheres, dois livros e dois idiomas.

Comer, Rezar, Amar – Elizabeth Gilbert

Após um complicado divórcio, Elizabeth decide vender suas coisas e pedir demissão para passar um ano viajando. Ela escolhe três destinos: Itália, Índia e Indonésia. O primeiro, para aprender a arte do prazer; o segundo, para conhecer a arte da devoção; o último, para entender como equilibrar os dois.

O Sobrinho do Mago – C. S. Lewis

O primeiro livro das Crônicas de Nárnia é uma leitura infanto-juvenil que, com certeza, dá aos adolescentes muita vontade de viajar. A narrativa conta muitas viagens entre diversos mundos e mostra como Nárnia foi criada.

O Velho e o Mar – Ernest Hemingway

Mesmo tendo muitos anos de experiência, o velho pescador Santiago não consegue nenhum peixe durante 84 dias e já é considerado um azarado. Mas ele resolve explorar o mar novamente, com a certeza de que conseguirá reverter a sua sorte.

Pé na Estrada – Jack Kerouac

As estradas americanas são o cenário da história de Sal Paradise e Dean Moriarty em um dos livros mais icônicos dos anos 60. A dupla percorre os Estados Unidos de leste a oeste diversas vezes e chegam até o México em uma jornada de autoconhecimento.

Ao se inspirar nessas histórias para planejar o seu próximo passeio, não esqueça de contratar um seguro viagem para aproveitar tudo com tranquilidade e sem preocupações com imprevistos. 

Artigos relacionados